Não há prazo para o início da utilização da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos, depois da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A inclusão do imunizante no plano nacional de vacinação cabe agora ao Ministério da Saúde.
Nesta quarta-feira (13), a diretoria da Anvisa autorizou o uso da vacina para a faxia etária. A decisão foi unânime. Na semana passada, a entidade recebeu o pedido definitivo de registro da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.
A recomendação é para aplicação de duas doses com intervalo de 28 dias entre elas. O imunizante passou a ser usado no Brasil em janeiro do ano passado, com autorização para uso emergencial.
A vacina já era autorizada para crianças acima de seis anos. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas.
Em nota, o Instituto Butantan comemorou a aprovação e disse esperar agora que o imunizante seja incorporado ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, de acordo com a demanda necessária e mediante contratação. O órgão ainda destacou que a eficácia da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos foi comprovada não só por estudos clínicos controlados, como também por dados epidemiológicos do mundo real, que demonstram a sua efetividade.