BandNews FM

Apagão das vacinas: capitais interrompem vacinação

Enquanto São Luiz, no Maranhão, já vacina pessoas com 18 anos, ao menos 7 capitais estão sem imunizantes.

Rádio BandNews FM

Apagão das vacinas: capitais interrompem vacinação
Apagão das vacinas: capitais interrompem vacinação
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por falta de doses, a campanha de vacinação contra a Covid-19 continua suspensa em pelo menos 7 capitais nesta quarta-feira (23). Entre elas, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa, Aracaju e Florianópolis.

As cidades de Salvador e Cuiabá entraram na lista das cidades com problemas com a falta de doses. Até está terça, eram cinco as capitais com problemas. Com a retomada da imunização na capital paulista, no entanto, a lista com os problemas mudou.

PORTO ALEGRE

No Sul, todas as capitais enfrentam problemas com a vacinação contra a Covid-19. Na noite desta terça-feira (22), por exemplo, Porto Alegre suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com a secretaria da saúde, os postos aplicam apenas a 2ª dose da Coronovac, Pfizer e AstraZeneca.

Os agendamentos via aplicativo estão mantidos para quem vai tomar a primeira dose enquanto houver horários disponíveis. A capital gaúcha até aumentar a possibilidade de imunização, com a abertura de três postos no período noturno, mas a falta de imunizantes atrapalha a continuação da campanha de vacinação, que está em vacinando as pessoas com 50 anos sem comorbidades.

Sobre o recebimento de mais doses, a Secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul anunciou que irá receber o primeiro lote de vacinas da Janssen com 91.800 doses. Isso significa que mais de 90 mil gaúchos devem ser imunizados com a vacina de apenas uma dose. Além disso devem chegar nos próximos dias mais de 147 mil doses da Pfizer e mais de 195 mil doses da CoronaVac.

FLORIANÓPOLIS

Em Florianópolis, ainda não há expectativa para a retomada da vacinação, interrompida por falta de doses.

CURITIBA

Já em Curitiba, com estoque de doses limitado, a vacinação no público em geral está suspensa em Curitiba. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, no momento existem cerca de oito mil doses de imunizantes – quantia insuficiente para vacinar a próxima faixa etária de 49 anos, que tem um público estimado de 19 mil pessoas. Além disso, também está suspensa a repescagem dos grupos já abertos. Segundo a prefeitura, a imunização na capital paranaense nesta quarta-feira (23) está restrita a trabalhadores da educação básica e do ensino superior com 18 anos ou mais.

SALVADOR

Em Salvador, a vacinação contra a Covid-19 deve ser retomada na sexta-feira (25) de acordo a Secretaria municipal de Saúde. Nesta terça-feira (22), a aplicação da primeira e da segunda dose foi suspensa por falta de vacinas. A imunização estava voltada para aqueles com 47 anos ou mais.

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde afirmou que vai aguardar posicionamento do Ministério da Saúde sobre o envio de um novo lote com imunizantes. A secretaria ainda ressalva que, aqueles que precisavam completar o esquema vacinal com a data até 30 de junho, já foram vacinados nos mutirões.

Até agora, 926.660 pessoas já receberam a primeira dose da vacina em Salvador. No estado, 4.471.200 de baianos já receberam a primeira dose.

JOÃO PESSOA

A vacinação em João Pessoa acontece apenas para a segunda dose, com prioridade para quem já ultrapassou o prazo de 90 dias para o imunizante da AstraZeneca. A Prefeitura da capital paraibana cogita também passar a adotar a apresentação do comprovante de residência para a vacinação.

ARACAJU

A aplicação da primeira dose segue suspensa na capital de Sergipe. No entanto, a vacinação da 2ª dose para quem tomou a CoronaVac e a AstraZeneca continua. A cidade espera a chegada de mais vacinas para ampliar o público de vacinação e retomada da aplicação da 1ª dose.

CUIABÁ

A partir desta quarta-feira (23), a vacinação com a primeira dose da vacina contra a covid-19 está suspensa em Cuiabá. A capital mato-grossense não tem mais estoque para primeira administração. Segundo a Secretaria de Saúde, há apenas doses da CoronaVac. No entanto, elas são para lactantes e aplicação do reforço naqueles que estão com esquema vacinal atrasado. Também há estoque para segunda dose da AstraZeneca. A expectativa é que novas remessas sejam enviadas a Mato Grosso ainda nesta semana, o que permitirá a retomada da campanha em Cuiabá.

CAMPO GRANDE

A capital do Mato Grosso do Sul está com a campanha de vacinação está suspensa desde a semana passada. A cidade espera a chegada de novas vacinas, justamente no momento em que a cidade está com 100% dos leitos de UTI ocupados.

SÃO PAULO

Em São Paulo, a campanha de vacinação será retomada nesta quarta (23), mas o calendário foi alterado, com atrasos que vão de um a cinco dias, dependendo da faixa etária. Nesta quarta-feira (23), apenas pessoas a partir de 49 anos poderão tomar a vacina. Acompanhe a atualização do calendário.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, para que a imunização não fosse paralisada antes, a cidade usou as segundas doses que estavam reservadas. Nesta terça-feira (22), o secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, alegou que o Estado só foi avisado sobre o risco de faltar vacinas na segunda-feira (21), às 18h. No entanto, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou que o alerta foi feito no sábado (20).

SÃO LUIS

Em São Luís, no Maranhão, pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades já estão sendo vacinadas. Sendo a primeira capital do país a alcançar esse público. Até agora, pouco mais de 65,6milhões de pessoas tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil. O número equivale a 31% da população.

Nas últimas 24 horas, foram aplicadas cerca de 1.300.000 de doses, segundo o Ministério da Saúde. Entre os vacinados, 24,5 milhões de pessoas receberam a segunda aplicação e estão imunizados – o que equivale a 11,57% da população. Nesta terça-feira (22), o Brasil recebeu 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen e 528 mil doses da Pfizer.

Tópicos relacionados