BandNews FM

Banco Central confirma vazamento de dados cadastrais do Pix

A entidade afirmou que informações como senhas, movimentação de contas e saldos não foram vazadas

BandNewsFM

O número de contas afetadas não foi divulgado
O número de contas afetadas não foi divulgado
Foto: Marcelo Casall Jr/Agência Brasil

O Banco Central afirma que identificou um vazamento de chaves do Pix no Banco do Estado de Sergipe (Banese). Em nota, a entidade afirmou que informações como senhas, movimentação de contas e saldos não foram vazadas: “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.

O número de contas afetadas não foi divulgado e a instituição disse que vai entrar em contato com os afetados pelo aplicativo dos bancos de cada cliente, alertando que “nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou email”.

Confira a nota íntegra:

Nota do Banco Central:

Regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BC) vem a público informar a ocorrência de vazamento de dados de chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe S.A (Banese), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição financeira.  

Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou email.

Além disso, o BC adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação.

Tópicos relacionados