Com o aumento de casos de Covid-19 e de gripe, pelo segundo dia seguido, os leitos de enfermarias exclusivas para atender pacientes com Covid-19 no Sistema Único de Saúde se mantém com lotação máxima em Belo Horizonte.
Atualmente, a taxa de ocupação está em 105%.
Na terça-feira (4), o percentual era de 107%. Neste momento, todos os 220 leitos de enfermarias para a Covid-19 da Rede SUS estão ocupados.
Um levantamento da BandNews FM, realizado com base nos dados da própria prefeitura, aponta que o Executivo reduziu mais de mil leitos deste tipo em cerca de sete meses.
Em 24 de maio de 2021, Belo Horizonte contava com 1.265 enfermarias exclusivas para Covid no sistema público. A ocupação naquele dia era de 61,7% dos leitos. Agora, BH conta com 220 unidades - todas ocupadas.
A prefeitura afirma que reduziu as enfermarias e UTIs para a Covid porque os indicadores da pandemia melhoraram na capital. Segundo o Executivo, os leitos deixaram de ser exclusivos e estão atendendo pacientes com outras doenças, mas não foram fechados.
Nesta semana, o secretário de Saúde da capital, Jackson Machado, afirmou que os leitos exclusivos podem ser reativados a qualquer momento.
A rede particular ajudou amenizar os números gerais de lotação das enfermarias na capital. Na rede privada, apenas 48,4% das 246 enfermarias Covid estão ocupadas.