BandNews FM

Bia Haddad Maia alcança top 20, feito inédito para tênis feminino brasileiro

Tenista brasileira foi vice-campeã do WTA 1000 de Toronto e conquista feito inédito para o tênis feminino do Brasil

BandNews FM

Bia Haddad Maia alcança top 20 do ranking da WTA.
Bia Haddad Maia alcança top 20 do ranking da WTA.
Foto: WTA/reprodução Twitter

A tenista brasileira Bia Haddad Maia alcançou o top 20 do ranking da WTA nesta segunda-feira (15), em um feito inédito para o tênis feminino do Brasil na era aberta da categoria. Desde Maria Esther Bueno, ainda nos anos 1960, uma brasileira não tinha tamanho destaque com a raquete.

A paulistana alcançou a posição de número 16 no ranking mundial após acumular mais de 500 pontos na última semana. A tenista conquistou o vice-campeonato do WTA 1000 de Toronto, no Canadá, no último fim de semana, e subiu oito posições na lista das melhores jogadoras.

Ela foi a primeira brasileira a chegar até uma final de WTA 1000, competição abaixo apenas dos Grand Slam. Bia foi derrotada na final pela romena Simona Halep, neste domingo (14), por 2 sets a 1 (parciais 3/6, 6/2 e 3/6). A adversária é a número 15 do mundo.

Ao longo do torneio, a atleta brasileira eliminou a atual líder do ranking da WTA, a polonesa Iga Swiatek, Belinda Bencic, tenista da Suíça, número 12 do mundo, e Karolina Pliskova, da República Tcheca e 14ª tenista do ranking.

Na atual temporada, Bia Haddad conquistou ainda dois títulos na grama da Inglaterra, vencendo o WTA 250 de Nottingham e o WTA 250 de Birmingham.

Jogando nas duplas, Bia venceu o WTA 500 de Sidney e ficou com o vice-campeonato do Australian Open, ambos jogando com a cazaque Anna Danilina, e manteve a hegemonia no WTA de Nottingham ao alcançar o lugar mais alto do pódio com a chinesa Zhang Shuai.

Aos 26 anos, a tenista brasileira faz a melhor temporada da carreira e marca um bom momento para o tênis feminino do país. Em 2021, na Olimpíada de Tóquio, as brasileiras Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a medalha de bronze, um feito inédito para o Brasil em olimpíadas.

Tópicos relacionados