O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversará por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (30) sobre a situação na Venezuela após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país declarar vitória de Nicolás Maduro no pleito do último domingo (28).
A ligação, prevista para as 15h30, foi um pedido da Casa Branca, sede do governo dos EUA. Biden quer apoio de Lula para cobrar transparência da Venezuela.
Após o órgão eleitoral venezuelano anunciar a reeleição de Maduro, protestos com confrontos violentos entre manifestantes e forças de seguranças foram registrados em todo o país.
O assessor-especial para assuntos internacionais do governo Lula, Celso Amorim, deve retornar nesta terça-feira (30) ao Brasil. Ele foi até a Venezuela para conversar com Maduro e outros membros da ditadura venezuelana sobre a lisura das eleições no país. Amorim também conversou com a oposição.
Interlocutores afirmam que Maduro disse ao assessor-especial que entregará as atas eleitorais que confirmam sua reeleição, mas não deu prazo. A oposição, no entanto, afirma ter provas de que venceu as eleições.
O governo de Nicolás Maduro expulsou diplomatas de sete país que contestam o resultado da eleição. A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) apoiou, em nota, o resultado das eleições no país vizinho.
Fontes do Palácio do Planalto afirmam que, por enquanto, o posicionamento de Lula é cauteloso e com distanciamento até que provas sejam apresentadas.