BandNews FM

Bolsas têm queda após invasão da Ucrânia pela Rússia e petróleo dispara

Ativos considerados refúgios seguros, como o ouro e o dólar, registraram valorização

Rádio BandNews FM

O preço do petróleo passa de US$ 100 e atinge US$ 105 com o barril do tipo Brent pela primeira vez desde 2014. A derrubada nas bolsas internacionais aconteceu logo depois da invasão da Ucrânia pela Rússia nesta quinta-feira (24). Outros ativos, como o ouro e o dólar, considerados refúgios seguros, se valorizaram no momento de tensão elevada nos mercados.

Na manhã desta quinta-feira (24), na Alemanha, considerada a maior economia da Europa e dependente de insumos energéticos russos, o índice DAX caiu 4,65%. Já as bolsas de Paris e Madri operavam em baixa de cerca de 4%. O índice FTSE, em Londres, recuou 2,89%.

Houve a suspensão das operações da Bolsa de Valores de Moscou depois da abertura do mercado já com queda de mais de 10%. Mesmo com as negociações, o tombo atingiu 50%. A Bolsa de Tóquio teve sessão encerrada em baixa de 1,85%.

Wall Street, nos Estados Unidos, apontou para índices futuros com queda de mais de 2%, sinalizando perdas.

O aumento no preço do petróleo pressiona ainda mais o valor do combustível no Brasil. A Petrobras tem uma política de preços orientada pelas flutuações do preço do barril no mercado internacional e pelo câmbio desde 2016.

Tópicos relacionados