BandNews FM

Bolsonaro anuncia na Câmara nova configuração do Bolsa Família

Bolsonaro vai ao Congresso acompanhado de ministros para apresentar o “Auxílio Brasil”

Rádio BandNews FM

Novo recurso será definido mais para final deste ano, segundo os assessores do presidente
Novo recurso será definido mais para final deste ano, segundo os assessores do presidente
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro entrega a Medida Provisória que reestrutura o Bolsa Família. Nesta segunda-feira (09), o chefe do Executivo foi a pé do Palácio do Planalto até ao Congresso para encontrar com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e apresentar o chamado "Auxílio Brasil".

Bolsonaro estava acompanhado dos ministros Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil), João Roma (Cidadania) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência).

Não foi anunciado o novo valor do benefício, mas a proposta prevê em aumento mínimo de 50% no valor médio repassado para os beneficiários. O Bolsa Família atual paga R$ 192, em média, por família atendida.

Segundo Bolsonaro, o Auxílio Brasil irá permitir que os mais necessitados sejam reinseridos no mercado de trabalho. 

O novo recurso será definido mais para o final deste ano, segundo os assessores do presidente. Já que o governo ainda procura espaço no Orçamento de 2022 para pagar o reajuste.  Para isso, o governo espera que os deputados aprovem o parcelamento do pagamento de precatórios e a criação de um fundo com recursos de privatização a ser destinado para aumentar o valor do Auxílio Brasil.

O ministro da economia, Paulo Guedes, destacou que as duas propostas são decisivas para o futuro do Brasil. Ao receber as propostas das mãos de Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira, prometeu urgência na análise dos textos. 

Tópicos relacionados