O Partido Liberal anuncia o deputado federal Alexandre Ramagem como candidato à prefeitura municipal do Rio. Segundo ele, uma mulher vai ser a postulante ao cargo de vice-prefeito, no entanto, o nome ainda não foi definido.
O político assinou o registro de candidatura durante a convenção do PL na manhã desta segunda (22). O evento contou com a presença de apoiadores do deputado, como os vereadores da cidade Carlos Bolsonaro e Marcos Braz, o secretário de transporte e mobilidade urbana, Washington Reis e o deputado federal Eduardo Pazuello.
O partido ainda não definiu quem vai ser a equipe que vai compor a chapa eleitoral de Ramagem.
Questionado se a candidatura podia ser efetuada pelas investigações da Polícia Federal a respeito da operação que investiga o monitoramento ilegal de pessoas e autoridades públicas por meio da Agência Brasileira de Inteligência, Ramagem garantiu que não e que existe perseguição contra ele e a legenda.
Apesar do prazo para definição das candidaturas ter começado, o período de propaganda eleitoral começa somente no dia 16 de agosto, no dia seguinte ao término do limite das convenções dos partidos. Até lá, permanecem as limitações do período de pré-campanha, quando os partidos não podem pedir votos do eleitor.
Alexandre Ramagem tem 52 anos, foi delegado de Polícia Federal do Rio de Janeiro em 2005 e diretor geral da Agência Brasileira de Inteligência entre 2019 e 2022. Ele foi eleito deputado federal pelo Rio em 2023.
Os outros candidatos vão ser oficializados ainda esta semana. O partido Novo vai anunciar o nome de Carol Sponza. Na quarta-feira (24), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) vai anunciar Cyro Garcia e Paula Falcão. Também na quarta (24), o PSOL vai oficializar a candidatura do deputado federal Tarcísio Motta.
No dia 27, o Partido Progressista deve anunciar o nome de Marcelo Queiroz para a disputa municipal. No dia 4 de agosto, a União Partidária deve definir o nome de Juliete Pantoja como candidata.