BandNews FM

Capital paulista começa a vacinar público de 26 anos contra a Covid-19

Na sexta, as pessoas com 25 anos poderão se imunizar

BandNews FM

Vacinação avança no público mais jovem e aqueles com 26 anos podem se vacinar a partir desta quinta (05).
Vacinação avança no público mais jovem e aqueles com 26 anos podem se vacinar a partir desta quinta (05).
Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde de SP

A cidade de São Paulo começa a vacinar nesta quinta-feira (05) o público com 26 anos. A estimativa é que 146 mil paulistanos estejam nesse grupo. Já na sexta (06), mais 147 mil pessoas com 25 anos poderão se vacinar na capital. O avanço para outras faixas etárias ainda não tem data confirmada e depende da chegada de mais doses de vacinas repassadas pelo governo federal.

Todas as 468 unidades básicas de saúde abrem entre 7h e 19h para a imunização. Há também a opção de vacinação nos mega postos, unidades drive-thru e nos serviços de atenção especializada, que funcionam entre 8h e 17h. Os endereços dos postos de vacinação estão no site Vacina Sampa. É possível ainda verificar onde há fila através do De Olho na Fila. A ferramenta da prefeitura também revela as doses disponíveis para a segunda dose nos postos, evitando a peregrinação entre unidades.

No entanto, desde a semana passada, uma lei impede que os cidadãos escolham vacinas. Aqueles que se recusarem a tomar o imunizante disponível para a primeira dose terão que assinar um termo de responsabilidade e vão para o fim da fila. Balanço mais recente da Secretaria Municipal de Saúde aponta que mais de 400 paulistanos foram colocados no fim da fila por recusarem determinados imunizantes.

A prefeitura de São Paulo exige a apresentação de um comprovante de residência e de um documento oficial com foto no momento da imunização. Também é recomendado que o cidadão realize um pré-cadastro no site Vacina Já.

O escalonamento do calendário é colocado em prática para impedir a formação de longas filas e aglomeração nos postos de imunização.

MUTIRÃO SEGUNDA DOSE

Preocupada com o atraso na aplicação da segunda dose, a secretaria municipal de saúde de São Paulo promove neste sábado (07) um mutirão de busca ativa para vacinar quem não retomou aos postos para a segunda dose.

Apenas com as duas doses das vacinas é atingida a imunização completa. Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que quase 190 mil pessoas não completaram a imunização corretamente em São Paulo.

A busca ativa ocorre quando os agentes de saúde ligam para as pessoas que não retornaram para a segunda dose dentro do prazo. As equipes convidam as pessoas para irem ao posto ou enviam vacinadores até a casa dos atrasados da segunda dose.

Tópicos relacionados