BandNews FM

Chuvas na Bahia deixam 11 mortos e 51 cidades em emergência

Semana deve ser de sol no sul baiano, mas existe a possibilidade de mais chuva

BandNews FM

Chuvas na Bahia deixam 11 mortos e 51 cidades em emergência
Chuvas na Bahia deixam 11 mortos e 51 cidades em emergência
Foto: Reproduçaõ/Redes Sociais

Chega a 11 o número de mortes por causa das chuvas na Bahia, de acordo com o Governo do Estado. Ao todo, 51 cidades estão em situação de emergência e 220 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes. 

Nesta segunda (13), um bebê de apenas 2 meses foi resgatado de uma área ilhada na zona rural de Itamaraju, no sul baiano, um dos municípios mais prejudicados. Ele estava desnutrido e foi levado com a avó para um hospital. A região sofre com o alto volume de chuva desde o dia 6 de dezembro.

Segundo os dados divulgados pelos órgãos competentes, choveu 527 milímetros nos dez primeiros dias de dezembro de 2021, já no mesmo período de 2020 foram contabilizados apenas 13 milímetros.

O governo do estado instalou um gabinete de crise em Itamaraju e enviou para a Assembleia Legislativa um projeto que prevê R$ 20 milhões em financiamentos para comerciantes. O governador Rui Costa informou por meio das redes sociais que está trabalhando em formas de solucionar a situação dos desabrigados pelos temporais e afirmou que construirá novas moradias: “Para os moradores de casas que foram destruídas, construiremos novas, em locais mais elevados e seguros, através de parceria com os Municípios. Esta medida constará em um projeto de Lei que estamos enviando para a Assembleia Legislativa. ”

Sobre a economia da região, Rui apontou que está desenvolvendo uma linha de crédito para os empresários afetados pelas chuvas: “Para os comércios que sofreram com os alagamentos, abriremos linha de crédito de até R$ 150 mil, sem juros, com carência de 12 meses, para pagamento em até 36 meses. Acima deste valor, incidirá no empréstimo apenas a taxa de CDI. Essa medida também constará no Projeto de Lei. ”

Tópicos relacionados