A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforçou os alertas para a formação de um ciclone extratropical que pode provocar eventos extremos entre terça (11) e quinta-feira (12) nos municípios gaúchos e catarinenses. Há previsão de ventos fortes e chuva também para o Paraná e o litoral paulista.
Nas últimas semanas, Porto Alegre e cidades vizinhas registraram estragos por causa de outros dois ciclones.
Há previsão é de grandes acumulados que podem atingir até 100 milímetros de chuva. Na sequência, a previsão de dias frios e amenos na região.
A Marinha emitiu um alerta para a possibilidade de ressaca entre os municípios de Chuí, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina. A previsão é que a área seja atingida por ondas de até 4,5 m. Há também a possibilidade de que ventos fortes, de até 100 km/h, atinjam São Sebastião, no litoral de São Paulo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), oito estados estão sob “alerta amarelo”, isto é, com “perigo potencial’ de tempestades e chuvas intensas devido a passagem do ciclone extratropical. Os estados são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Roraima e Sergipe