BandNews FM

Cidade de SP começa vacinação da 4ª dose contra Covid para maiores de 45 anos

Capital paulista também libera nesta quarta-feira (22) a vacinação contra a gripe para todos os maiores de 6 meses

Rádio BandNews FM

Cidade de SP começa vacinação da 4ª dose contra Covid para maiores de 45 anos
Cidade de SP começa vacinação da 4ª dose contra Covid para maiores de 45 anos
Foto: Agência Brasil

A cidade de São Paulo inicia nesta quarta-feira (22) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 nos maiores de 45 anos. A imunização para este grupo poderá ser realizada por aqueles que tomaram a terceira dose há quatro meses. A vacinação estará disponível em todos os postos de saúde da capital paulista, nas AMA/UBS Integradas e nos megapostos.

A estimativa da Prefeitura é que 500 mil pessoas estejam neste novo grupo apto a receber a vacina.

Na última segunda-feira (20), o Ministério da Saúde formalizou a liberação para a segunda dose de reforço para todos os maiores de 40 anos. Até então, apenas aqueles com mais de 50 anos, os profissionais de saúde de qualquer idade e os imunossuprimidos podiam tomar a quarta dose.

Na capital paulista, no entanto, não há doses suficientes para todos os maiores de 40 anos, por isso, o escalonamento na liberação da aplicação. A Secretaria Municipal de Saúde diz ter requisitado novas doses para o Ministério da Saúde e espera a chegadas dessas vacinas para avançar no esquema vacinal.

VACINA DA GRIPE

Ainda nesta quarta-feira (22), a cidade de São Paulo libera a vacinação contra a gripe para todos os maiores de 6 meses. Até então, a imunização estava restrita aos grupos de risco, mas apenas 55% do público estimado procurou a imunização, que agora está aberta a população.

Já foram aplicadas 1,9 milhão de doses contra a Influenza. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, com o início do inverno, aumenta a procura por atendimento nas unidades de saúde por síndromes gripais, por isso, as vacinas em dia são uma garantia de menor procura por atendimento nas unidades, evitando a lotação do sistema.

As Unidades Básicas de Saúde e as AMAs/UBSs Integradas funcionam das 7h às 19h. Enquanto os megapostos abrem entre 8h e 17h. Os endereços estão no site: buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.

JANSSEN

Para os paulistanos que tomaram a primeira dose da vacina da Janssen, até então de dose única, começa nesta quarta-feira (22) a aplicação da segunda e terceira dose de reforço.

A Janssen tem esquema vacinal diferente da CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca. A primeira aplicação é válida como dose única, q segunda aplicação é a primeira dose de reforço e assim sucessivamente.

Para os maiores de 18 anos que tomaram o primeiro reforço há pelo menos quatro meses podem procurar os postos de saúde para a terceira aplicação da vacina. Já os maiores de 40 anos que já tomaram a segunda dose de reforço há quatro meses podem procurar os postos de saúde para o terceiro reforço (ou quarta aplicação da vacinação).

Tópicos relacionados