BandNews FM

Cidade em Retratos: Sonia Limachi e as "empreendedoras sin fronteras"

A imigrante boliviana ajuda na gestão de uma cooperativa de mulheres costureiras em SP

Arthur Covre

Sonia trabalha pela independência de outras mulheres imigrantes
Sonia trabalha pela independência de outras mulheres imigrantes
Foto: Arquivo Pessoal

Há dois anos, Sônia Limachi resolveu deixar La Paz, na Bolívia, com o filho. Veio para São Paulo para encontrar o marido que já estava na capital paulista. “Como eu passei a viver na casa do meu cunhado, ele não me deixava sair e eu tinha medo. Não saía nem para comprar um pão. Fiquei um ano sem ir para a rua”, conta.

A história da Sônia, no entanto, passou a mudar quando recebeu a ajuda da Alícia, uma outra imigrante boliviana. “Ela percebeu que eu não falava com ninguém e passou a conversar comigo. Quando me separei do meu marido, a Alícia me ajudou. Com ela, aprendi a costurar até comprar uma máquina para trabalhar por conta própria”.

A partir daí, Sonia ganhou ainda mais coragem para caminhar sem medo. Aprendeu a falar português em uma escola e seguiu trabalhando. No entanto, com a pandemia, as dificuldades aumentaram e a renda diminuiu. A saída foi se unir a outras mulheres costureiras da região do Bom Retiro para fundar a cooperativa “Empreendedoras Sin Fronteras”. 

“Começamos em 15 de Julho do ano passado. Éramos 5 mulheres. Na segunda reunião, 13. Hoje, são mais de 20 mulheres imigrantes que trabalham juntas”, conta com alegria.

Sonia Limachi é uma das coordenadoras da cooperativa e personagem de mais uma edição da coluna Cidade em Retratos. Ouça abaixo a reportagem de Arthur Covre. 

Tópicos relacionados