BandNews FM

Copa América: Governadores criticam a decisão da Conmebol

Prefeitura do Recife confirmou que será uma das sedes dos jogos

Rádio BandNews FM

Anúncio ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira (31) pelo Twitter
Anúncio ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira (31) pelo Twitter
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Conmebol diz que a Copa América será realizada no Brasil e a Prefeitura do Recife confirmou que será uma das sedes dos jogos. O anúncio ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira (31) pelo Twitter.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirma que o estado só irá sediar jogos da Copa América se as partidas forem sem público e respeitarem os protocolos já adotados no estado. A declaração foi dada à BandNews FM na manhã desta segunda-feira (31), durante a inauguração de uma maternidade, em Salvador. Mesmo com os protocolos, Rui Costa chamou a atenção para o risco de contaminação.

O principal estádio da capital baiana, a Arena Fonte Nova, atualmente é utilizado como hospital de campanha e ponto de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a confederação, as datas de início e término do torneio estão confirmadas - 11 de junho e 10 de julho.

O Governo do Distrito Federal afirmou que aceita receber os jogos desde que as regras sanitárias sejam seguidas.

O Consórcio que administra o Mané Garrincha disse que tem datas disponíveis para receber os jogos.

O Governo do Rio afirmou que não foi comunicado sobre a realização do evento, assim como o Consórcio Maracanã.

DECISÃO

A Argentina desistiu de sediar a competição após o agravamento da Covid-19 no país. O anúncio da desistência ocorreu na noite de domingo (30). Antes, a Colômbia também tinha anunciado que não receberia o evento por causa da pandemia e de incertezas políticas.

O Brasil está no grupo A, ao lado da Venezuela, Peru, Colômbia e Equador.

REPERCUSSÃO

RIO DE JANEIRO

Em nota, o governo do Rio de Janeiro afirmou que vai se reunir com a prefeitura da capital para juntos decidirem se a cidade "tem condições de receber jogos da Copa América". O Estado ainda ressalta que a "decisão será pautada por critérios técnicos e pela situação da pandemia".

PARAÍBA

O governador João Azevêdo também se pronunciou no Twitter. Ele se manifestou contra a realização de grandes eventos neste momento de aumento nos números da Covid-19. Azevêdo ainda afirmou acreditar "que não será possível apresentar qualquer proposta do Governo do Estado com relação à Copa América".

Em um segundo post, o político aproveitou a ocasião para mostrar seu apoio às vacinas e ao uso de máscaras.

AMAZONAS

Nas redes sociais, o governador Wilson Lima disse que ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial da CBF sobre a realização de jogos da Copa América na Arena da Amazônia, em Manaus. Lima ainda garantiu que nenhuma decisão será tomada sem a avaliação das "condições epidemiológicas e sanitárias".

PERNAMBUCO

Em nota, o governo de Pernambuco vetou a realização das partidas da Copa América em todo o estado. O comunicado informa que "apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)" para sediar jogos do torneio, o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte”.

BAHIA

Nas redes sociais, o governador Rui Costa afirma que "não há possibilidade de flexibilizar regras para que a Bahia seja sede” da Copa América. Ele disse que os jogos podem acontecer contanto que não tenha público. Se uma das principais demandas da Conmebol for presença de torcedores nos estádios, o governador afirma que não existe essa possibilidade.

RIO GRANDE DO SUL

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirma que seria inoportuno e inconsequente que o país seja sede da Copa América em meio a pandemia e que deve rejeitar qualquer pedido que deve chegar pela CBF e pela Conmebol.

RIO GRANDE DO NORTE

Também pelas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte afirma que não é possível sediar os jogos da Copa América no estado, tento em vista os níveis de segurança epidemiológicas das cidades. Fátima Bezerra afirma que "ao contrário, estamos numa luta diuturna para amenizar os efeitos da pandemia, que está em um momento crescente por aqui”.

Tópicos relacionados