BandNews FM

Cracolândia fecha Liceu Coração de Jesus, tradicional colégio de SP

Com mais de 137 anos de existência, unidade vem perdendo alunos por problemas de segurança na região

BandNews FM

O Liceu Coração de Jesus foi fundado em 1885.
O Liceu Coração de Jesus foi fundado em 1885.
Foto: Reprodução/ Redes sociais

O Colégio Liceu Coração de Jesus anunciou o fechamento da unidade no Campos Elísios, na região central de São Paulo. O baixo número de matrículas não compensa a manutenção da escola, fundada há 137 anos.

O aumento da violência no Centro e a proximidade com a Cracolândia têm afastado os alunos, impedindo a continuidade das atividades. Uma creche e a Paróquia mantidas no mesmo terreno vão continuar funcionando.

O Colégio Liceu Coração de Jesus cumprirá o calendário acadêmico até o fim do ano, depois os estudantes do 1º ao 9º ano do fundamental devem ser transferidos para outras unidades do Grupo Salesianos, mantido pela congregação religiosa.

Em entrevista à rádio BandNews FM, duas mães relataram que participaram de uma reunião com a direção da escola na primeira semana de agosto, e foram avisadas do fim das atividades, segundo a escola, por questões financeiras, já que a instituição vem perdendo alunos por causa da falta de segurança no entorno.

Edna Santos, mãe de uma estudante, lamenta o fechamento, que deve prejudicar ainda mais a situação da região central da cidade: “É um estrago para o bairro, e uma vergonha a maior cidade de São Paulo, com uma escola com mais de 100 anos, fechar as portas da escola por conta de segurança”, afirma.

A mãe da estudante, conta ainda que mesmo morando a menos de um quilometro do colégio, não deixa a filha ir sozinha e que já presenciou situações de violência mesmo estando no carro.

Outra mãe ouvida pela BandNews FM diz que, ao longo dos últimos oito anos, viu o colégio perder alunos. Manoela Garcia conta que, em 2014, ano em que os filhos foram para o Liceu, a escola tinha mais de 800 alunos. Hoje, segundo ela, há pouco mais de 200 estudantes.

Manoela ressalta que os pais preferiram colocar os filhos em outras escolas por causa da insegurança na região.

O Liceu Coração de Jesus foi fundado em 1885 e grandes nomes, como o cantor Toquinho e o ator Grande Otelo, estudaram na unidade. 

A rádio BandNews FM entrou em contato com a escola, mas até aqui não obteve retorno.

Tópicos relacionados