BandNews FM

Diminui número de bolsas de pós-doutorado no Brasil

Situação impacta na produção científica do país

Rádio BandNews FM

Número caiu de 9 mil para 7 mil entre 2015 e 2019
Número caiu de 9 mil para 7 mil entre 2015 e 2019
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O número de bolsas de pós-doutorado no Brasil cai de 9 mil para 7 mil, entre 2015 e 2019, o que pode ameaçar a produção científica do país.

Além disso, as bolsas de pesquisas da Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, não têm reajuste desde 2013.

O valor de 1.500 reais para mestrado e 2.200 reais para doutorado, na maioria dos casos, é a unica renda dos bolsistas, porque é exigida dedicação exclusiva às pesquisas.

O presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Odir Antonio Dellagostin, diz que esses valores impactam na procura por parte de candidatos.

Por causa das dificuldades, a doutoranda em química Nathalia Costa pensa em ir para outro país quando terminar o doutorado, o que tem sido comum entre os estudantes.

De acordo com Dellagostin, o investimento em pesquisa serve para o profissional dar retorno para a sociedade através do conhecimento.

Cinco fundações estaduais (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Maranhão e Amazonas) anunciaram reajustes entre 20% e 35%, mas seria necessário um aumento linear, de no mínimo 60% para acabar com a defasagem.

A Fundação de Pesquisa da Bahia informou que realiza estudos para viabilizar um reajuste.

Em nota, o governo federal disse que analisa a possibilidade de reajustes, mas que precisa levar em consideração a responsabilidade fiscal.

Atualmente, o Brasil ocupa a décima terceira posição em produção cientifica no mundo.

Tópicos relacionados