“Já deveríamos estar vacinando em massa”, afirma Secretário Estadual de Saúde de SP

Da Redação

“Já deveríamos estar vacinando em massa”, afirma Secretário Estadual de Saúde de SP Reprodução TV
“Já deveríamos estar vacinando em massa”, afirma Secretário Estadual de Saúde de SP
Reprodução TV

O secretário da Saúde do Estado de São Paulo crítica o governo federal e diz que o Ministério da Saúde desacreditou do endurecimento da pandemia.

De acordo com Jean Gorinchteyn, em entrevista à BandNews FM, a vacinação em massa já estaria em andamento no país se a interlocução tivesse sido melhor.

O médico admitiu que, em função da pouca quantidade de vacinas disponíveis para o Brasil – apenas 6 milhões de doses – a vacinação dos idosos em São Paulo vai atrasar.
Segundo o secretário, todo o calendário exposto pelo Plano Estadual de Vacinação precisa ser esquecido nesse momento.

Isto porque o estado de São Paulo, agora, está inserido no calendário nacional.
O governo paulista aguarda a chegada de novos insumos da China para começar a produzir, em solo brasileiro, a vacina do Butantan.

Até o fim de março, a promessa do secretário é ter, no estoque, 46 milhões de doses da CoronaVac.

Para que essas doses sejam aplicadas será necessária uma nova autorização da Anvisa, mas, nesse caso, segundo Jean Gorinchteyn, o processo deve ser mais rápido, pois a Agência já aprovou o uso emergencial do imunizante.

O secretário também reforçou que, mesmo com o início da vacinação, as pessoas precisam se cuidar: usar máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações.

De acordo com o médico, a “pandemia está em franca ascensão em todo o país e o Brasil vive, sim, um risco igual ao do Amazonas”.

Acompanhe a entrevista completa: