BandNews FM

Em discurso no G7, Lula defende reforma no Conselho de Segurança da ONU

Presidente teve encontro com líderes como Joe Biden dos EUA

Rádio BandNews FM

Em discurso no G7, Lula defende reforma no Conselho de Segurança da ONU
Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve encontros com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, além de outros líderes mundiais durante a Cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão. O tema da sessão de trabalho da cúpula foi "Trabalhando Juntos para Enfrentar Múltiplas Crises".

No discurso, Lula citou a pandemia, as mudanças climáticas, as tensões geopolíticas, a guerra entre Rússia e Ucrânia, a insegurança alimentar e ameaças à democracia. Mencionou que para acabar com as crises é preciso que o sistema financeiro global esteja a serviço da produção, do trabalho e do emprego e que o crescimento precisa ser sustentável.

Durante a reunião, Lula sentou-se ao lado de Biden. A Cúpula do G7 é uma organização de líderes de algumas das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Apesar de o grupo ser restrito às sete nações, outras são convidadas.

"Ótima conversa com o primeiro-ministro do Japão. Falamos sobre a necessidade de retomarmos e ampliarmos relações entre empresários e empresas dos dois países. Temos laços culturais com Japão e uma grande comunidade nipo-brasileira. A ampliação de nossa parceria será importante para o crescimento de nossos países", disse Lula, em sua conta no Twitter.  

O primeiro-ministro do Japão propôs que os dois países tenham "discussões amplas sobre questões como clima, educação, desenvolvimento, paz e estabilidade" e que estão "muito dispostos a cooperar com o Brasil".  Kishida também mencionou a importância do papel do Brasil no G20, que reúne as maiores economias do mundo. Em dezembro, o Brasil assume a presidência do grupo.  

Após o encontro com o primeiro-ministro do Japão, Lula se reuniu com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, quando trataram da questão do clima global e preservação das florestas.