BandNews FM

Empresa dona do TikTok tem até janeiro para vender operações nos EUA

Decisão acontece após lei que restringe aplicativo ser sancionada

BandNews FM

Decisão acontece após lei que restringe aplicativo ser sancionada
Decisão acontece após lei que restringe aplicativo ser sancionada
Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a lei que restringe as operações do TikTok no país.

Com a determinação, a empresa chinesa ByteDance - dona do aplicativo - tem até janeiro de 2025 para vender as ações nos EUA a um comprador americano.

O prazo poderá ser renovado por 90 dias. Se a desenvolvedora não romper relações com a China, o TikTok será banido nos Estados Unidos.

“Sem sombra de dúvidas, isto é um banimento. Isso é irônico porque a liberdade de expressão na rede social é reflexo dos mesmos valores americanos que fizeram dos Estados Unidos um farol da liberdade. Nós estamos confiantes e vamos continuar lutando por nossos direitos na justiça. A Constituição [americana] está do nosso lado”, disse o CEO da empresa, Shou Zi Chew, em resposta à aprovação da lei.

Parlamentares americanos temem que o governo chinês utilize os dados de 170 milhões de usuários do app. De acordo com especialistas, o TikTok ameaça a segurança porque coleta mais dados do que outras redes sociais para oferecer vídeos altamente personalizados.

Em nota, o TikTok disse que a lei fere a liberdade de expressão e os direitos dos usuários e que vai contestá-la na Justiça.

Tópicos relacionados