A Companhia TransAcreana começa nesta quinta-feira (13) a operação na maior linha rodoviária do mundo que tem início no Rio de Janeiro e vai até Lima, no Peru.
A princípio, o serviço era prestado pela companhia peruana “Expresso Ormeño”, mas com a morte dos proprietários, ela abriu falência.
No total, a viagem possui 6.035 km e dura cinco dias. O trajeto é realizado pela Estrada Interoceânica do Sul, que une a costa peruana do Oceano Pacífico ao litoral atlântico brasileiro. A linha cruza cinco estados brasileiros e sete peruanos, passando pela Amazônia e a Cordilheira dos Andes.
Em território brasileiro, a rota atende também as cidades de São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco e Assis Brasil. No Peru, as localidades de Iñapari, Puerto Maldonado, Cusco, Abancay, Nazca, Ica e a capital Lima são incluídas na rota.
Segundo a empresa, a frota que irá fazer a operação será de ônibus de dois andares, com 43 lugares, todas com encosto para braços e pernas e cintos de segurança. Os veículos também disponibilizarão comodidades como travesseiros, mantas, ar-condicionado e Wi-Fi.
“Para o início de operação, a TransAcreana disponibilizará viagens semanalmente, sempre às quintas-feiras. A rota tem previsão de 5 dias para ser realizada, a depender das condições das estradas e da aduana. Por conta do trecho extenso, a empresa fará essa operação com quatro motoristas, sendo feita em regime de duplas. Além das paradas para embarques e desembarques, pausas para as refeições serão respeitadas”, declarou a empresa em nota.