BandNews FM

Estudo indica que vacinação ampliada contra Covid-19 teria salvo 60 mil vidas

Para salvar mais vidas, seria necessário vacinar três vezes mais do que diariamente

BandNews FM

Vacinação ampliada teria salvo até 60 mil vidas em São Paulo, segundo estudo da USP e da Unesp.
Vacinação ampliada teria salvo até 60 mil vidas em São Paulo, segundo estudo da USP e da Unesp.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um estudo da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista indica que, se o Brasil tivesse aplicado dois milhões de vacinas contra a Covid-19 por dia, 60 mil vidas teriam sido salvas entre abril e junho.

Os pesquisadores fizeram uma projeção matemática comparando com dados reais da imunização no país durante o primeiro trimestre. O cientista de dados e matemático da USP e da UNESP Wallace Casaca explica que foram usados dados de São Paulo e do Brasil.

No Estado, a simulação com 296 mil doses diárias seria equivalentemente ao dobro do que foi aplicado no período estudado. Em todo o país, os mais de dois milhões de imunizantes por dia seriam equivalentes a 3 vezes a vacinação real.

Na campanha com as projeções aumentadas da vacinação, em três meses, o número de mortes em São Paulo cairia 45% e no Brasil 29%. Nos casos, haveria uma redução de 33% no Estado e de 22% no país.

O cientista de dados e matemático da USP e da UNESP Wallace Casaca afirma que o modelo desenvolvido pela equipe permite a análise de outros períodos já levando em conta o avanço da vacinação.

Mesmo com a campanha acelerando, a imunização abaixo da capacidade do país pode deixar um saldo de 30 mil vítimas nos próximos meses. O estudo também avaliou a cidade de Serrana, no interior de São Paulo, que recebeu uma campanha de vacinação em massa com a CoronaVac.

Houve uma diminuição de 38% no total de óbitos considerando todo o período da pandemia no município, em comparação com cidades que não vacinaram na mesma velocidade. Foram também observadas reduções significativas no total de casos de Covid-19 e na taxa de transmissão do vírus.