O filhote de uma cobra naja, que estava desaparecido do Instituto Butantan, na cidade de São Paulo, desde maio, foi encontrado com vida. O animal foi localizado em um duto do Laboratório de Herpetologia da entidade e está sob os cuidados de veterinários da instituição.
A naja estava desaparecida desde o começo de maio, porém o sumiço foi divulgado apenas no fim do mês. Para encontrá-la, o Instituto acionou um plano de contingência para a situação e realizou uma busca interna para investigar como a cobra tinha conseguido escapar.
Foram instaladas diversas armadilhas pelo entorno do laboratório, e apesar de ter um forte veneno, a espécie representaria menos perigo por ainda ser um filhote.
Após o desaparecimento, o instituto levantou a hipótese de o animal ter entrado em um cano do laboratório, mas foi descartada após as câmeras de monitoramento na investigação não captarem nenhuma imagem.
Sem informações durante semanas, os pesquisadores cogitaram a possibilidade da cobra ter morrido.
Em nota, o Instituto Butantan informou na quinta-feira (07) que o filhote desaparecido foi encontrado em um local frequentado apenas por profissionais e pesquisadores. O animal está recebendo os devidos cuidados pela equipe de pesquisadores.