Fim de semana será de limpeza em municípios gaúchos com redução do nível da água

Porto Alegre vai retomar aulas em parte da rede municipal na segunda-feira (20)

Rádio BandNews FM

Fim de semana será de limpeza em municípios gaúchos com redução do nível da água
Enchente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
Mauricio Tonetto / Secom

O final de semana será de limpeza nas ruas de Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul, que tem redução nas enchentes. O centro da capital gaúcha neste sábado (18) tem ruas mais secas por causa da trégua da chuva e também devido a abertura de uma comporta para o escoamento da água que tomou as ruas da cidade.

O nível do lago Guaíba apresenta tendência de queda e está abaixo dos 4,5 metros pela primeira vez desde o pico do alagamento. Com a redução, moradores começam a trabalhar na limpeza das casas em meio ao forte odor de esgoto e de resquícios das inundações

O número de mortos atingiu 155 neste sábado, com cerca de 90 pessoas desaparecidas. O último balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul aponta que 806 pessoas ficaram feridas na tragédia e 620 mil pessoas estão fora de casa, entre aquelas que buscaram abrigos ou foram para casa de parentes ou amigos.

Do total de 497 municípios gaúchos, 461 foram atingidos, com mais de 2,3 milhões de habitantes afetados. Mais de 80 mil pessoas e 12 mil animais já foram resgatados.

AULAS

As aulas na rede municipal de Porto Alegre serão retomadas na segunda-feira (20) em 18 escolas. Outras 14 unidades voltam ao funcionamento na terça-feira (21). Praticamente todas as 99 escolas municipais e as 219 terceirizadas foram atingidas. Três escolas municipais estão operando como abrigos.

ABRIGO

Ainda em Porto Alegre, foi aberto um abrigo exclusivo para idosos. O espaço disponibiliza, inicialmente, 36 vagas para pessoas com 65 anos ou mais. Segundo a Prefeitura, este é o quarto abrigo com atendimento exclusivo para públicos segmentados. Além do espaço para idosos, há outros três abrigos com atendimento exclusivo para mulheres.

MORTES DE ANIMAIS

A rede de pet shops Cobasi confirmou a morte por afogamento de todos os animais que estavam na loja da empresa no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, após o alagamento da unidade. A empresa não informou quantos animais morreram, apenas que eram roedores, pássaros e peixes. O shopping foi esvaziado no dia 6 de maio com a elevação do nível das águas do Lago Guaíba. Por meio de nota, a Cobasi disse que após a saída dos funcionários de forma emergencial, foi garantido que os animais estariam seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores, que a administração considerava ser breve. Mas, ainda segundo a nota, a tragédia foi sem precedentes e não foi possível o acesso seguro à loja devido o nível da água. Já a administração do Shopping disse, também via nota, que comunicou o lojista com relação ao risco de alagamento da loja e que "ofereceu toda assistência necessária para o acesso ao local".

TRÂNSITO

O corredor humanitário, que foi construído para facilitar o acesso de equipes de resgate, exército, bombeiros e médicos a cidade de Porto Alegre, foi liberado para veículos de passeio. A partir de segunda-feira (20), será permitida também a passagem de vans escolares, sem restrição de horário.

Tópicos relacionados