Gol e Avianca anunciam acordo para criação de holding

Grupo Abra promete a maior malha aérea da América Latina e melhores preços para os clientes

BandNews FM

Gol é considerada a empresa de mais baixo custo unitário da América Latina Arquivo pessoal / Paulo Marchetti
Gol é considerada a empresa de mais baixo custo unitário da América Latina
Arquivo pessoal / Paulo Marchetti

Enquanto o mercado global trava uma dura batalha com os constantes aumentos do preço do querosene de aviação, duas gigantes do transporte aéreo anunciaram uma fusão que vai mexer com os rumos do setor na América Latina.

A brasileira Gol e colombiana Avianca irão criar o Grupo Abra, uma empresa de capital fechado incorporada no Reino Unido.

Assim que forem aprovadas as condições regulatórias e de fechamento, o que deve acontecer no segundo semestre deste ano, o grupo vai passar a controlar a Gol, a Avianca e também vai ter participações em duas companhias de Baixo Custo: a Viva na Colômbia e no Peru, e a Sky Airline, no Chile.

Segundo informações passadas pelo CEO da nova empresa, investidores financeiros já se comprometeram a injetar US$ 350 milhões em ações do Grupo Abra após o fechamento. Constantino de Oliveira Junior disse ainda que o objetivo da fusão é tornar as viagens de avião mais acessíveis à população da América Latina.

A Avianca é a companhia aérea líder na Colômbia, Equador e América Central e possui uma frota formada por 110 aeronaves, conectando 65 destinos nas Américas e Europa.

Fundada em 2001, a Gol é considerada a empresa de mais baixo custo unitário da América Latina, com uma frota de 142 aeronaves.