O governo do estado de São Paulo anunciou os valores do IPVA deste ano. Em 2022, junto com o aumento do imposto para o contribuinte, a administração paulista também mudou algumas regras. As mudanças foram abordadas nesta quinta-feira (6) em entrevista ao Jornal BandNews São Paulo Primeira Edição, com Ivan Brandão e Gabriela Mayer.
A supervisora do IPVA da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Talita Cozzatti, afirmou que o desconto do IPVA, que antes era de 3% passou a ser de 9% para quem pagar à vista. O desconto para quem pagar a taxa em fevereiro e parcelado é de 5%.
O parcelamento também aumentou, antes ele chegava até 3 vezes e agora a população paulista pode parcelar em até cinco vezes.
Questionada sobre as dificuldades que alguns ouvintes estão enfrentando para receber o desconto, Cozzatti admitiu que os sistemas enfrentaram instabilidade no início do ano, mas garante que o problema já foi corrigido.
As mudanças nos critérios da isenção dos veículos das pessoas com deficiência também foram alvo de muitas críticas. A supervisora do IPVA da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo declarou que a maneira que a isenção é solicitada foi modernizada, seguindo os mesmos critérios da lei federal.