BandNews FM

Ataque do Irã contra Israel será discutido neste domingo (14)

Há encontros do Gabinete de Guerra de Israel, do G7 e do Conselho de Segurança da ONU

BandNews FM

Ataque do Irã contra Israel será discutido neste domingo
Ataque do Irã contra Israel será discutido neste domingo
Agência Brasil

O ataque do Irã contra Israel será discutido em uma série de reuniões marcadas para este domingo (14). Neste sábado (13), o governo de Teerã lançou mísseis e drones, que foram interceptados pelos sistemas de defesa israelenses.

Pela manhã, o Gabinete de Guerra de Israel deve se encontrar para decidir se haverá ou não uma resposta à ofensiva em meio à escalada da tensão no Oriente Médio.

Mais tarde, o G7, grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo, vão fazer uma reunião virtual para discutir uma resposta “diplomática e unida”. Depois, o encontro será do Conselho de Segurança da ONU, que convocou uma reunião de urgência para tratar do assunto.

No Brasil, a Força Aérea Brasileira disse à Band que está pronta para um eventual resgate de brasileiros de Israel, caso seja necessário. “Estamos sempre prontos em apoio ao nosso povo”, afirmou o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.

O Itamaraty também se pronunciou.

“O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria. Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã. O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada. Em vista dos últimos acontecimentos no Oriente Médio, o Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras. O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado”, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Tópicos relacionados