O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin, devem anunciar novas medidas econômicas voltadas à modernização do parque industrial nesta quinta-feira (28).
Entre os itens, está previsto um abatimento no imposto de renda e na CSLL das empresas que investirem em maquinários. Além disso, a reoneração do preço do óleo diesel a partir de 1º de janeiro está definida. Depois de quase dois anos de isenção, impostos voltarão a incidir sobre o produto. No entanto, mesmo com essa ação, o governo espera que o preço do combustível não aumente já que a Petrobrás anunciou uma redução de 30 centavos no litro do produto.
Outras medidas que podem ser anunciadas nesta quinta-feira (28) são alternativas a desoneração da folha de pagamentos, que foi mantida pelo Congresso, depois da derrubada do veto do presidente Lula. A desoneração permite que as empresas beneficiadas substituam o recolhimento de 20% de imposto sobre a folha de salários por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.
A expectativa é que uma medida provisória seja editada para tratar do assunto, e novos projetos de lei devem ser enviados para a análise de deputados e senadores para aumentar a arrecadação de forma a garantir o déficit zero em 2024. No entanto, essas alternativas podem encontrar resistência no Congresso.