Os bloqueios ilegais em rodovias brasileiras foram assunto na imprensa internacional. O pedido antidemocrático por uma intervenção militar foi destaque no americano New York Times. Em reportagem publicada no site, o jornal destaca que as pessoas que foram às ruas estão “recusando aceitar a derrota, apoiadores de Bolsonaro pedem por intervenção militar”.
A rede de televisão americana CBS divulgou que os bolsonaristas pedem por intervenção, mesmo com o próprio presidente autorizando o processo de transferência de poder para o eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A Reuters, maior agência internacional de notícias, destaca o pedido de Jair Bolsonaro para que as pessoas desbloqueiem as vias públicas. Nesta quarta-feira (02), depois de três dias com estradas bloqueadas, o presidente publicou vídeo nas redes sociais clamando pela liberação das rodovias.
O jornal francês Le Figaro também chamou atenção para os pedidos do chefe do executivo brasileiro e para o apoio dele aos outros tipos de manifestações. Bolsonaro disse reconhecer a legitimidade de protestos sem violência e sem bloquear vias.
A TV Al Jazeera, do Oriente Médio, afirma que mesmo após Bolsonaro ter reconhecido ao Supremo Tribunal Federal a derrota, milhares de pessoas foram às ruas. A matéria dá destaque também às falas dos apoiadores solicitando que Lula seja impedido de assumir o posto pelos militares.
Assim que o resultado das urnas foi divulgado, na noite do domingo (30), mais de 90 líderes mundiais ligaram ou enviaram saudações ao petista eleito para um terceiro mandato. A Casa Branca emitiu um comunicado afirmando que as eleições brasileiras foram limpas.