Imprensa internacional destaca manifestações ilegais no Brasil

Jornais do exterior chamam atenção para os pedidos inconstitucionais por intervenção militar

BandNews FM

Os bloqueios ilegais em rodovias brasileiras foram assunto na imprensa internacional. O pedido antidemocrático por uma intervenção militar foi destaque no americano New York Times. Em reportagem publicada no site, o jornal destaca que as pessoas que foram às ruas estão “recusando aceitar a derrota, apoiadores de Bolsonaro pedem por intervenção militar”.

A rede de televisão americana CBS divulgou que os bolsonaristas pedem por intervenção, mesmo com o próprio presidente autorizando o processo de transferência de poder para o eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Reuters, maior agência internacional de notícias, destaca o pedido de Jair Bolsonaro para que as pessoas desbloqueiem as vias públicas. Nesta quarta-feira (02), depois de três dias com estradas bloqueadas, o presidente publicou vídeo nas redes sociais clamando pela liberação das rodovias.

O jornal francês Le Figaro também chamou atenção para os pedidos do chefe do executivo brasileiro e para o apoio dele aos outros tipos de manifestações. Bolsonaro disse reconhecer a legitimidade de protestos sem violência e sem bloquear vias.

A TV Al Jazeera, do Oriente Médio, afirma que mesmo após Bolsonaro ter reconhecido ao Supremo Tribunal Federal a derrota, milhares de pessoas foram às ruas. A matéria dá destaque também às falas dos apoiadores solicitando que Lula seja impedido de assumir o posto pelos militares.

Assim que o resultado das urnas foi divulgado, na noite do domingo (30), mais de 90 líderes mundiais ligaram ou enviaram saudações ao petista eleito para um terceiro mandato. A Casa Branca emitiu um comunicado afirmando que as eleições brasileiras foram limpas.