BandNews FM

Indústria tem quinta queda consecutiva em outubro e cai 0,6%

Setor ainda tem produção 4,71% abaixo do período pré-pandemia

BandNews FM

Setor ainda tem produção 4,71% abaixo do período pré-pandemia
Setor ainda tem produção 4,71% abaixo do período pré-pandemia
Foto: Divulgação/CNI

A produção industrial brasileira apresenta a quinta queda consecutiva e tem retração de 0,6% entre setembro e outubro, segundo o IBGE. Os dados divulgados nesta sexta-feira (3) apontam uma variação negativa de 7,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

As influências negativas mais importantes vieram de indústrias extrativas, com queda de 8,6%, e dos produtos alimentícios, com retração de 4,2%.

Três dos quatro grandes setores pesquisados apresentaram variação negativa em outubro.

Os pesquisadores apontam que os efeitos da Covid-19 nas cadeias produtivas ainda impactam a produção dos bens de consumo. A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, afirma que os problemas na produção de semicondutores, os chips utilizados na indústria automotiva e de eletrodomésticos, continua a influenciar negativamente a produção.

No acumulado do ano, a indústria acumula alta de 5,7%.

Entre atividades com crescimento, destaque para o segmento de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com alta de 3,7%.

A alta no dólar e na cotação do petróleo tem incentivado o setor petroleiro.

O IBGE aponta que a produção industrial ainda está em um nível abaixo do período pré-pandemia. O setor registra está 4,71% abaixo do patamar de fevereiro de 2020.

Em outubro, apenas nove das 26 atividades pesquisadas estavam acima do patamar anterior a crise da Covid-19.

Tópicos relacionados