A colunsta Lana Canepa, da BandNews FM, analisou nesta segunda-feira (8) o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante participação na cúpula do Mercosul. Evento marcou a entrada da Bolívia no bloco econômico.
Segundo a jornalista, trata-se de uma manifestação "forte" do andatário, que defendeu a democracia e repudiou as manifestações golpistas que aconteceram, tanto no Brasil - durante o 8 de Janeiro - quanto a tentativa dos militares de tomar o poder em La Paz.
"Não há atalho para democracia na nossa região. É um recado importante. Ele traça um histórico do que foi essa movimentação que levou as pessoas em defesa a democracia. Esses movimentos estão mostrando que as pessoas vão às ruas, é importante pontuar. É um recado péssimo quando há movimentações para atacar as instituições, para enfraquecer o Estado democrático de direito", pontuou.
Lana, por fim, lembrou das contradições presentes nos discursos do presidente, que levantou a bandeira da democracia, mas "nem passa perto desse discurso" ao se tratar da Venezuela. "Venezuela não está no radar?", questiona.