Lana: Pesquisas indicam que Lula se saiu bem durante a polêmica do PL do Aborto

Colunista da BandNews FM repercutiu as duas últimas pesquisas que indicaram uma melhora na avaliação positiva do governo federal; crescimento ocorreu além da margem de erro

A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, analisou as duas últimas pesquisas que saíram recentemente - Quaest e Ipec - que tratam sobre as avaliações do governo federal. Em ambas, foi possível detectar um aumento na avaliação positiva da gestão Lula.

De acordo com a jornalista, trata-se de uma tendência surpreendente, já que o Planalto derrapou em algumas oportunidades na comunicação e vinha com a avaliação positiva em queda.

"Não deixa de ser surpreendente, porque falávamos durante a semana que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava batendo muito no presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reclamou muito dos juros. Havia uma tendência de que pudesse ter um impacto", analisou.

Na pesquisa Ipec, a avaliação positiva passou de 33% para 37%, a margem de erro é de dois pontos percentuais, ou seja, houve um avanço considerável. A negativa foi de 32% para 31%< dentro da margem de erro.  

"E qual o retrato das pessoas que mais estão gostando para a Ipec? 66% dos que avaliaram positivamente votaram em Lula. Era esperado. Mais da metade, 53% dos que avaliaram bem são da região Nordeste. Especialmente pessoas com mais de 60 anos, menos instruídas e com renda de um salário mínimo e católicos", completou.

Ainda de acordo com Canepa, a operação montada pelo governo federal para melhorar a avaliação do governo petista entre os evangélicos pode ter dado certo. "Acontece nos bastidores um movimento para fazer uma aproximação e porque Lula pode ter se saído bem na polêmica do projeto do aborto", concluiu.

Tópicos relacionados