O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou gratidão pela África por tudo o que foi produzido durante o período de escravidão no Brasil, durante uma rápida visita a Cabo Verde, nesta quarta-feira (19). Esta foi a primeira viagem de Lula ao continente neste terceiro mandato.
"Nós, brasileiros, somos formados pelo povo africano. Nossa cultura, nossa cor e nosso tamanho são resultado da miscigenação de índios, negros e europeus. E temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país", declarou o presidente.
A comitiva brasileira programou uma parada no país para que a aeronave pudesse reabastecer para seguir viagem rumo ao Brasil. Assim como o Brasil, Cabo Verde faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O chefe do Palácio do Planalto reafirmou que, com o novo mandato na presidência da República, pretende retomar a relação com os países da África. "Nós queremos agora com minha volta à Presidência recuperar a boa e produtiva relação que o Brasil tinha com o continente africano", afirmou o presidente.
Lula informou, durante o comunicado após o encontro, que pretende ouvir especialistas para definir como o Brasil pode auxiliar países africanos em áreas como educação, indústria e agricultura