Ministro da Educação confirma Enem para os dias 21 e 28 de novembro

Provas das duas modalidades serão iguais; última edição teve recorde de abstenção

Rádio BandNews FM

Havia possibilidade do exame ser realizado em 2020 por causa da pandemia de Covid-19 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Havia possibilidade do exame ser realizado em 2020 por causa da pandemia de Covid-19
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Educação Milton Ribeiro confirmou as datas da realização do Enem deste ano nesta segunda-feira (31). Ribeiro afirmou que tanto os exames impressos, quanto o digital, vão acontecer nos dias 21 e 28 de novembro. As incrições poderão ser feitas pela Página do Participante e ficarão abertas entre os dias 30 de junho e 14 de julho.

Em uma postagem realizada no Twitter, o ministro afirmou que "a segurança e a isonomia do Enem serão sempre mantidas pelo Inep e pelo MEC".

Diferente da edição anterior, as provas das duas modalidades vão ser iguais. Havia a possibilidade de que o Exame fosse realizado no início de 2022, devido a pandemia de Covid-19.

A última edição do Enem teve recorde de abstenção com mais da metade dos inscritos ausentes. Os especialistas apontam que o medo de contaminação do vírus influenciou no resultado.

EDIÇÃO 2020

O ano de 2020 foi marcado por diversos problemas nas provas, como o adiamento do exame por causa da pandemia e falta de isolamento social em salas de aula, onde alunos foram barrados por conta da lotação.

No segundo dia de Enem, a taxa de abstenção chegou a 55,3%. Esse número representa cerca de 3 milhões de candidatos ausentes.

Antes da edição 2020 do exame, que foi adiada para este mês de janeiro por causa da pandemia do novo coronavírus, o recorde havia sido registrado em 2009 (39,7%).