BandNews FM

Mônica Bergamo: STF analisa resposta ao relatório que vazou decisões de Moraes

Parlamentares republicanos produziram um documento com críticas ao Judiciário brasileiro e expuseram decisões sigilosas do Supremo Tribunal Federal

BandNews FM

A jornalista Mônica Bergamo, da BandNews FM, afirmou durante o Jornal BandNews FM na manhã desta quinta-feira (18), que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa qual será seu posicionamento contra o relatório produzido por políticos norte-americanos que vazou decisões sigilosas do ministro Alexandre de Moraes.

Segundo Bergamo, após conversa com integrantes da Suprema Corte e do governo Lula, foi possível identificar que todos ainda tentam entender o tamanho dessa onda gerada pelo comitê de parlamentares republicanos da Câmara dos Estados Unidos.

Ao todo, foram 88 decisões da Suprema Corte, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de tribunais regionais entre 2021 e 2024, além de 150 contas retiradas do ar - não necessariamente 150 pessoas. "Não é aquela avalanche que estava se desenhando", opinou a jornalista.

No entanto, Bergamo relata que ouviu de ministros e de integrantes do governo que trata-se de mais um capitulo que engloba políticos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-presidente norte-americano Donald Trump e do bilionário Elon Musk, para tentar desacreditar o Judiciário brasileiro que investiga os políticos bolsonaristas.

"Eles [as fontes] afirmam que processos sigilosos estão dentro do devido processo legal. Processo sigiloso é uma previsão legal, há diversas razões elencadas nas leis. Uma conta não é retirada do ar de maneira sigilosa, o dono da conta é avisado e seus seguidores também. E, por fim, contas foram retiradas por críticas ou por outras razões, como tentativa de golpe no Brasil ao espalhar notícias falsas?", pontua a jornalista.

Tópicos relacionados