BandNews FM

Não há previsão para retomada da exportação de carne bovina para a China

Suspensão se deu após a descoberta de dois casos da doença ‘vaca louca’

Por

Após dois casos da doença da Vaca Louca, segue sem prazo o retorno das exportações de carne bovina brasileira para a China
Após dois casos da doença da Vaca Louca, segue sem prazo o retorno das exportações de carne bovina brasileira para a China
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Segue sem prazo definido o retorno das exportações de carne bovina brasileira para a China. A medida foi tomada após a confirmação de dois casos da doença da Vaca Louca no Brasil. O protocolo sanitário firmado entre os dois países prevê a suspensão da venda do produto até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações sobre as ocorrências.

A medida que suspende as exportações passou a valer no sábado, 04, e o frigorífico afetado em Belo Horizonte foi interditado.

Segundo o Ministério da Agricultura, os dois casos, registrados em Belo Horizonte e Nova Canaã do Norte, no Mato Grosso do, são atípicos, isolados e não representam risco à saúde pública.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, diz não haver preocupação sobre a descoberta de novos casos da EEB e procura tranquilizar a população.

“Não tem problema para a saúde pública, os casos foram isolados... Isso não acontece só no Brasil. E quando esse caso é achado é porque a gente está verificando, porque se não, não se achava.”

Em mais de 20 anos de monitoramento, o país registrou 5 casos do mal da vaca louca, todos atípicos o que mantém a classificação de risco insignificante.

A ‘Vaca Louca’ é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso dos animais e está presente em restos mortais que manifestaram a doença.

Tópicos relacionados