BandNews FM

Nº 3 do mundo, Augusto Akio projeta últimos desafios por vaga em Paris

Skatista brasileiro tem dois torneios da Série de Classificação para carimbar o passaporte

BandNews FM

Augusto Akio foi medalha de prata no Pan de Santigo, em 2023
Augusto Akio foi medalha de prata no Pan de Santigo, em 2023
Gaspar Nóbrega/COB

Os 88 melhores skatistas do mundo terão mais duas paradas antes do desembarque em Paris para a edição de 2024 dos Jogos Olímpicos. As cidades de Xangai, na China, e Budapeste, na Hungria, serão os palcos dos dois eventos da Série de Classificação Olímpica, uma das novidades deste ciclo.

Entre 16 e 19 de maio será realizada a etapa chinesa, enquanto o evento na Hungria será disputado entre 20 e 23 de junho, já às vésperas do objetivo principal.

24 skatistas vão representar o Brasil na Série de Classificação, entre eles o curitibano Augusto Akio, um dos seis classificados do país ao pré-olímpico no park masculino. Augusto é o atual número três do mundo no ranking olímpico e próximo da confirmação da vaga nos Jogos.

“Já é uma sensação de Olimpíada. Além do fato de serem atletas já selecionados, o formato será semelhante ao que encontrei nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023. Todo mundo ali está em pé de igualdade.”

A Olimpíada será dividida em quatro eventos. Assim como em Tóquio, a competição terá as modalidades park e street, no masculino e feminino. Após as três medalhas de prata conquistadas na última edição dos Jogos, o esporte chega a Paris com expectativa de novos pódios para o Brasil.

Para os classificados na modalidade park, a espera pela competição na capital francesa será um pouco maior. A disputa por medalhas será nos dias 6 e 7 de agosto, para mulheres e homens, respectivamente. Já no street, a disputa feminina será em 27 de julho, dia seguinte à cerimônia de abertura, e para os homens no dia 28. Algo que pode ser positivo na visão de Augusto Akio.

“Ambas as possibilidades podem ser favoráveis e desfavoráveis para o alto rendimento. Às vezes, acompanhar a competição dos ‘streeteiros’ pode ajudar a adquirir uma certa experiência no sentido de que o momento da competição passa como um flash. Poder analisar isso de fora traz um pouco mais de frieza.”

Augusto Akio viveu o ápice da curta carreira em fevereiro de 2023 ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial de Skate Park em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, e também alcançar o segundo lugar do pódio nos Jogos Pan-Americanos no Chile.

Além do curitibano, o Brasil será representado no park masculino durante a Série de Classificação Olímpica por Luigi Cini, Pedro Barros, Pedro Quintas, Pedro Carvalho e Murilo Peres. O critério de classificação permite apenas três atletas por país em cada categoria e modalidade nos Jogos Olímpicos.

Confira na íntegra a entrevista com Augusto Akio: