O Rio Grande do Sul começa a emitir nesta terça-feira (26) a Carteira de Identidade Nacional, novo modelo de documento no país. Nos próximos dias, Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal, também vão expedir a CIN. Os demais estados, no entanto, ainda não têm previsão de início do serviço.
A carteira deve unificar o número do documento por meio do CPF através de um registro geral, único e válido para todo o Brasil. Antes da emissão da carteira, haverá validações biográficas e biométricas.
O novo modelo também terá a autenticidade checada por um QR Code e deve ser aceito em viagens para países do Mercosul, já que segue um padrão internacional.
Neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas.
Aqueles que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no Cadastro de Pessoas Física poderão optar por confeccionar a carteira de identidade no modelo antigo ou regularizar a situação para solicitar o documento futuramente.