BandNews FM

OMS alerta para aumento dos casos de Covid-19 em todo o mundo

Segundo entidade, avanço do coronavírus tem sido provocado pelas variantes da ômicron

Rádio BandNews FM

Número mundial de mortes provocadas pela Covid-19 se manteve estável.
Número mundial de mortes provocadas pela Covid-19 se manteve estável.
Foto: Reuters

A Organização Mundial da Saúde alerta para um novo avanço da Covid-19 no mundo. Segundo a OMS, o número de novos casos da doença aumentou 18% na última semana. No total, foram mais de 4,1 milhões novos diagnósticos de coronavírus em todo o planeta.

O maior aumento no período ocorreu no Oriente Médio: 47%, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (29). As infecções aumentaram cerca de 32% na Europa e no Sudeste Asiático e 14% nas Américas.

Já o número mundial de mortes provocadas pela Covid-19 se manteve estável. Foram cerca de 8.500 óbitos na última semana. 

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que o aumento dos casos está sendo causado pelas variantes da ômicron BA.4 e BA.5. Ele ainda lembrou que a pandemia está mudando e que ainda não acabou.

Tedros Adhanom também destacou que a capacidade de rastreio da evolução genética da doença e de identificação de novas variantes está “sob ameaça” em função do relaxamento das medidas de combate à Covid-19 no mundo todo. Por fim, ele pediu para que os governantes imunizem as populações mais vulneráveis, que correm risco de contrair formas mais graves da doença.

Embora mais de 1,2 bilhão de vacinas tenham sido aplicadas até agora, a taxa média de imunização nos países mais pobres é de apenas 13%.

Tópicos relacionados