Uber: Falha que impedia motoristas de verem destino de viagens foi por problema técnico

Condutores de algumas capitais do Brasil como em São Paulo e no Distrito Federal se queixam de "trabalhar às cegas" e inseguros

Central de Ouvintes Ricardo Boechat

Os motoristas da Uber reclamam que empresa retirou informações de destino sem avisar colaboradores. Foto: Reprodução
Os motoristas da Uber reclamam que empresa retirou informações de destino sem avisar colaboradores.
Foto: Reprodução

Depois de reclamação de ouvintes da BandNews FM que foram levadas ao ar, a Uber afirma que a falha que  impedia motoristas de verem destino de viagens foi por problema técnico

Condutores de algumas capitais do Brasil como em São Paulo e no Distrito Federal se queixaram de "trabalhar às cegas" e inseguros.

Os dados eram exibidos assim que a viagem era aceita, mas foram extraídos sem qualquer notificação.

A função estava em vigor desde julho do ano passado, após várias reivindicações da categoria, que estava preocupada com a segurança durante as corridas.

O motorista Paulo Felix da Silva, que trabalha na Capital Paulista, foi surpreendido com a mudança e mostrou indignação com a decisão da companhia.

“Sem aviso algum, a Uber não deixa mais o motorista saber o destino do passageiro. Antigamente o motorista sabia pelo menos a bairro onde o passageiro ia, isso é uma medida de segurança. A Uber deixa em uma viagem às cegas. Eu desliguei o aplicativo, não estou usando mais. ” 

No Distrito Federal, ocorreu o mesmo problema.

O ouvinte Renato conta que ele e a mulher trabalham como motoristas da Uber, mas que já estudam deixar a plataforma porque se sentem inseguros com a retirada das informações sobre o destino dos passageiros.

“Nós ficamos quase que impossibilitados de trabalhar. A gente não sabe para onde vai o passageiro, isso vai dificultar a vida de motoristas mulheres, minha esposa é motorista e já desistiu. ”

Em Fortaleza, uma lei municipal obriga as empresas de aplicativo a informar o itinerário das viagens.

O motorista na capital do Ceará Márcio Leite afirma que a medida tem sido descumprida:

“Existe uma regulamentação municipal que exige que a Uber mostre o endereço de destino, e simplesmente ela não cumpre as regras da lei municipal. Entramos com ações judiciais, inclusive de motoristas exigindo que ela cumpra a lei.”

A mudança também é alvo de queixas dos clientes.

O mecânico têxtil Wilgner Ferreira sentiu a retirada da informação de destino desde segunda-feira.

“ Fui pedir um Uber, recebi uma mensagem perguntando o destino. Quando chegou ele falou para a gente que depois da meia noite eles não estavam mostrando mais o destino. ”

A retirada dos dados sobre o destino das viagens é bem vista por outros usuários da Uber.

Em Minas Gerais, a bancária Danielle Casemiro afirma que os cancelamentos de corrida são comuns na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Para ela, a retirada dos dados sobre o destino das viagens pode diminuir esse tipo de problema.

“Todas as vezes que eu pedia o Uber eles perguntavam para onde eu estava indo. Quando eu respondia para onde estava indo eles cancelavam. ”

Em contato com a BandNews FM, a Uber se limitou a dizer que houve um problema interno na plataforma.

Um dos ouvintes da rádio também chegou a enviar a conversa da empresa por meio do chat do aplicativo. 

A empresa diz que reconhece o impacto do erro e que já está trabalhando para corrigi-lo.