A Polícia Federal montou nesta quarta-feira (12) uma força-tarefa para ouvir dezenas de militares do Exército sobre os ataques de 8 de janeiro, em Brasília. Foram ouvidos 89 militares na Academia Nacional da PF.
Entre os ouvidos, está o coronel Paulo Jorge Fernandes da Hora, que comandava o Batalhão da Guarda Presidencial e atuava em regime de plantão, com o efetivo reduzido. Um vídeo do coronel discutindo com policiais militares dentro do Palácio do Planalto viralizou na época.
O general Gustavo Dutra, que chefiava o Comando Militar do Planalto também foi ouvido. O militar estava afastado do cargo e foi exonerado pelo governo na terça-feira (11).
No interrogatório, o general Dutra foi perguntando sobre uma possível ordem que teria dado a militares para impedirem a prisão de manifestantes que participaram dos ataques. Ele disse que agiu apenas pra evitar um confronto entre os invasores e a PM.
O Supremo Tribunal Federal marcou para a próxima semana o início do julgamento das primeiras 100 denúncias contra os invasores.
No total, 1.390 pessoas que participaram dos ataques aos Três Poderes vão ser julgados.