BandNews FM

PF realiza operação contra suspeitos de invadir sites do governo

Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em quatro estados; órgão investiga ataque ao portal do Ministério da Saúde

BandNews FM

PF realiza operação contra suspeitos de invadir sites do governo
PF realiza operação contra suspeitos de invadir sites do governo
Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (16) a Operação Dark Cloud, que investiga crimes envolvendo ataques cibernéticos a órgãos da Presidência.

Os policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso suspeito de invadir sistemas do Ministério da Saúde no fim de 2021. Durante esse período o portal da pasta saiu do ar e dados sobre a vacinação ficaram indisponíveis.

Na época, o Lapsus$ Group assumiu a autoria da ação e afirmou que detinha 50 terabytes de informações e dados.

Os hackers também teriam acessado informações dos seguintes órgãos: Controladoria-Geral da União, Ministério da Economia, Instituto Federal do Paraná, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Escola Nacional de Administração Pública, Agência Nacional de Transporte Terrestre, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Energia Elétrica e da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e Polícia Rodoviária Federal.

“Durante a investigação, descobriu-se que tais ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”, afirmou a PF em nota.

A ação acontece nas cidades de Coremas/PB, Belo Horizonte/MG, Joinville/SC, Curitiba/PR e Paranaguá/PR.

A operação investiga delitos de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, corrupção de menores, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, e lavagem de capitais.

Tópicos relacionados