A prefeitura de Porto Alegre - capital do Rio Grande do Sul -, através do prefeito Sebastião Melo, anunciou nesta terça-feira (21) uma das medidas de enfrentamento das enchentes. Na coletiva, o mandatário informou que haverá uma suspensão nas cobranças do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nos meses de maio e junho - para aqueles que pagam o tributo de maneira parcelada.
A medida, o entanto, contempla moradores dos bairros que sofreram com as inundações e que tiveram que abandonar as suas casas nas últimas semanas, com a elevação do Rio Guaíba e as enchentes causada em determinados bairros.
Para as empresas, haverá ainda uma postergação da cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço). O vencimento de maio, junho e julho será adiado em dois meses. A medida deverá beneficiar 28 mil empresas.
O prefeito também realizou um apelo aos banqueiros locais e questionou se estes grandes empresários não estão vendo a situação calamitosa do Rio Grande do Sul e pediu o anúncio de outros benefícios além da diminuição dos juros.
Prefeitura de Porto Alegre já investiu cerca de R$ 240 milhões para enfrentar a crise causada pela enchente. Ao todo, foram recolhidos mais de duas mil toneladas de entulhos nas áreas atingidas.