Com o objetivo de vacinar 200 mil alunos entre 5 e 11 anos contra a covid-19 em até 45 dias, a Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou o projeto "Vacina na Escola" nesta segunda-feira (14).
O objetivo é facilitar a vacinação das crianças para os responsáveis que têm dificuldade de ir aos postos. A imunização acontece de acordo com a demanda e vai ser levada às 1307 escolas municipais.
Os responsáveis podem acompanhar as crianças ou assinar um formulário de autorização. A vacinação ocorre mediante agendamento e a aplicação é realizada no fim de cada turno escolar.
Os alunos que não tomaram a vacina não são impedidos de assistir às aulas, mas a Prefeitura do Rio tem buscado conscientizar os responsáveis sobre a importância da imunização. A vacinação também está sendo feita nas casas e nas unidades de Atenção Primária de referência.
O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, afirma ainda que é preciso combater a desinformação.
Até agora, apenas metade das crianças foi vacinada com a primeira dose contra a covid-19 no Rio de Janeiro. Segundo o município, o estoque atual de imunizantes pediátricos só deve ser suficiente até a próxima quarta-feira (16). Ferreirinha ressalta que a vacinação depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde, mas que a expectativa é positiva.