O Índice de Preços ao Produtor, que registra o valor dos produtos na saída da fábrica, teve redução de 0,30% em fevereiro, quando comparado ao mês passado. Em janeiro, ele atingiu 0,29%. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (29).
Ainda de acordo com a pesquisa, a deflação (queda dos preços) também foi registrada no acumulado do ano. Nos últimos 12 meses, o índice ficou em 1,38%, o que representa uma queda de 0,01%. Esse é o terceiro menor patamar desde o início da série histórica, em 2014.
11 das 24 atividades industriais investigadas apresentaram variações negativas de preço em relação ao mês imediatamente anterior. Os destaques foram os produtos químicos (-2,43%), refino de petróleo e biocombustíveis (-1,66%) e alimentos (-0,73%).
O Índice de Preços ao Produtor das Indústrias Extrativas e de Transformação mede os preços de produtos "na porta de fábrica", sem impostos e fretes, e abrange as grandes categorias econômicas: bens de capital, bens intermediários e bens de consumo.