BandNews FM

Quem é Natália Becker, dona da clínica onde homem morreu

Influencer investigada por homicídio culposo se apresentava como esteticista nas redes sociais e não usava nome verdadeiro

Da redação

Quem é Natália Becker, dona da clínica onde homem morreu
Reprodução/Jornal da Band

Henrique Chagas, de 27 anos, morreu na última segunda-feira (3), em São Paulo, após se submeter a um procedimento estético conhecido como peeling de fenol, realizado pela influenciadora e esteticista que se apresenta como Natália Becker.  

Desde o ocorrido, ela tem sido procurada pela polícia para prestar esclarecimentos sobre o caso. Natália Becker, cujo nome verdadeiro ainda não foi revelado, é uma influenciadora com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais.  

No Instagram, ela somava mais de 800 mil seguidores, até o fechamento de sua conta. Ela afirmava atender em três clínicas localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Após a repercussão da morte de Henrique, as redes sociais e site de suas clínicas também foram deletadas.

O procedimento de peeling de fenol, utilizado para tirar manchas e rejuvenescer a pele, é altamente invasivo e só pode ser realizado por médicos, que não é a formação apresentada pela influenciadora no seu site e mídias sociais.

Segundo o porta-voz do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o cirurgião plástico Alexandre Kataoka, o fenol é um ácido extremamente agressivo e requer uma série de exames prévios, como de sangue e eletrocardiograma

Além disso, é necessário o monitoramento contínuo do paciente durante o procedimento devido às repercussões clínicas no coração, fígado e rins. Na clínica de Natália, aparentemente, faltavam os recursos necessários para realizar e monitorar adequadamente esse tipo de tratamento.

O que se sabe dos erros no tratamento

  • No caso de Henrique, que buscou o procedimento para tratar manchas de acne, não foram solicitados exames prévios para verificar possíveis alergias, passo fundamental segundo especialistas.  
  • Durante o procedimento, que durou cerca de duas horas, Henrique passou mal, ficando trêmulo e ofegante, e começou a gritar de dor, pedindo socorro, de acordo com relato do namorado, que o acompanhou.
  • O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado ao local, mas antes de concluir o atendimento, Natália alegou estar se sentindo mal e deixou a clínica, afirmando que iria a um hospital.  
  • A polícia verificou que ela não deu entrada em nenhuma unidade de saúde.  
  • A delegada responsável pelo caso, Samia Martins de Oliveira, está investigando o ocorrido e buscando contato com Natália para obter mais detalhes.
  • A Vigilância Sanitária fechou a clínica após a morte de Henrique, e Natália Becker pode enfrentar acusações de homicídio culposo e exercício ilegal da medicina.

O que falta descobrir

  • A polícia está em negociação com a defesa de Natália para que ela se apresente voluntariamente.
  • O corpo de Henrique Chagas foi submetido a um exame no Instituto Médico Legal (IML) para determinar a toxicidade do produto utilizado.  
  • O caso continua sendo investigado, e a polícia aguarda os laudos periciais para esclarecer todos os detalhes do incidente.

Tópicos relacionados