Recurso contra devolução de mandato a bolsonarista é votado no STF

Kassio Nunes Marques levou ao plenário virtual decisão que devolveu mandato ao deputado Valdevan Noventa, do PL de Sergipe

Rádio BandNews FM

Decisão do STF terá impacto direto na composição da Câmara dos Deputados Foto: Reuters
Decisão do STF terá impacto direto na composição da Câmara dos Deputados
Foto: Reuters

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal julga nesta sexta-feira (10) no plenário virtual a decisão do ministro Kassio Nunes Marques que devolveu o mandato ao deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE). O parlamentar foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico na eleição de 2018, mas voltou ao cargo por decisão do ministro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A votação repete o julgamento da última terça-feira (07), quando o deputado Fernando Francischini viu ser revertida a decisão de Nunes Marques contra a cassação por propagação de fake news quando concorria ao cargo de deputado estadual no Paraná.

Até 10h40, faltava o voto de Gilmar Mendes para definir o caso de Valdevan. As decisões são comunicadas online, sem debate entre os pares. A sessão começou às 00h e segue até 23h59.

Os ministros Nunes Marques e André Mendonça votaram para manter a decisão pela suspensão da cassação do deputado federal.

Edson Fachin abriu divergência e foi seguido por Ricardo Levandowski.

A decisão do STF terá impacto direto na composição da Câmara dos Deputados e na distribuição do tempo de TV que cada partido terá neste ano.

Isso porque, caso a decisão seja pela cassação de Valdevan, quem assume a vaga é Márcio Macedo, do PT. Desta forma, o PL teria uma vaga a menos na Câmara e o PT, uma a mais.

A Segunda Turma é composta pelos ministros Kassio Nunes Marques, Ricardo Lewandowski, André Mendonça, Edson Fachin e Gilmar Mendes.