O presidente da República é hoje nada além do que o ancoradouro de alguns oportunismos e de alguns oportunistas que permanecem ao seu lado enquanto se há algum benefício para ambições pessoais ou empresariais. Mas a verdade é que ninguém cogita mais levar Jair Bolsonaro a sério como uma alternativa de poder.
Por essa razão, os políticos em Brasília estão buscando outras alternativas minimamente viáveis. Prova disso é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo após todas as dificuldades enfrentadas pelo Partido dos Trabalhadores, não encontra nenhuma resistência para conversar, seja com quem for.
Brasília vive a sensação de que “não dá mais” quando o assunto é Bolsonaro. O que vemos é a tentativa de arrastar o chefe do Executivo até o fim do mandato, uma vez que o impeachment se mostra difícil e existem outras urgências para o país. As falas insanas proferidas pelo ‘capitão’ nesta quarta-feira (5), ao se referir à China e ao STF, trouxeram até mesmo a possibilidade de que seja necessária uma intervenção médica para o representante da nação. De fato, não dá mais.
Acompanhe a análise de Reinaldo Azevedo:
O É da Coisa
Você pode acompanhar as análises dos principais assuntos do dia feitas por Reinaldo Azevedo no programa “O É da Coisa”, com Alexandre Bentivoglio e Bob Furuya, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h20, aqui na BandNews FM: