Restaurantes em Portugal são denunciados por cobrarem preços mais caros a turistas

Denúncia expõe que comerciantes locais maximizam lucros com turismo, sem perder clientela local

O colunista Felipe Kieling, da BandNews FM, comentou durante a manhã desta quarta-feira (28) sobre uma denúncia levantada pelo jornal português Expresso, que publicou uma reportagem em que expõe uma cobrança ilegal de preços mais caros para turistas realizado por restaurantes de Portugal.

Segundo a reportagem, diversos restaurantes portugueses, sobretudo no Centro Histórico de Lisboa, tem um preço para o público português e outro para os turistas.  

Para ‘gringo’ é mais caro?

Em um dos restaurantes investigados, um prato comum, com arroz, um pedaço de carne, ovos e batata frita, custava 15 euros - ou R$ 92, na cotação atual -  para os estrangeiros, enquanto portugueses pagavam 9 euros - cerca de R$ 55, na cotação atual - pelo mesmo prato.  

Alguns estabelecimentos, o cardápio com preços menores aos portugueses ficam escondidos. Em outros casos, o acordo é feito de forma verbal assim que os funcionários ou gerente percebem se tratar de um cliente português.

O intuito é aumentar os lucros com o turismo e, ao mesmo tempo, não perder a clientela portuguesa com pessoas que trabalham na região.

Um advogado especialista em direito do consumidor afirmou que se trata de uma prática ilegal e que ninguém deve ser tratado de forma diferente por conta de sua nacionalidade. 

A Associação Portuguesa de Restaurantes e Hotéis disse não estar ciente desta prática e ressaltou que os preços cobrados devem ser igual para todos.

Tópicos relacionados