Rio de Janeiro contabiliza 19 mortes em decorrência da Influenza em 2021

Do total, 14 óbitos ocorreram em dezembro

BandNews FM

Enquanto em novembro a cidade do Rio registrou 147 mortes pela doença Fernando Frazão / Agência Brasil
Enquanto em novembro a cidade do Rio registrou 147 mortes pela doença
Fernando Frazão / Agência Brasil

A cidade do Rio registrou 19 mortes provocadas pela Influenza ao longo deste ano.

Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, com base em informações do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe.

Segundo o levantamento, foram 14 óbitos na capital fluminense apenas em dezembro. Em novembro, três pessoas morreram e os meses de janeiro e junho registraram um óbito cada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em todo o estado foram cinco óbitos provocados apenas pelo subtipo H3N2, cepa associada à epidemia de gripe que atinge a Região Metropolitana do Rio.

Segundo a pasta, estudos apontam que a variante não costuma causar casos graves. Além disso, dos cinco que morreram, três não tinham se vacinado contra a gripe. Três deles também apresentavam comorbidades, como diabetes e doenças cardíacas ou renais.

Nesta quinta-feira, o Governo do Estado recebeu mais de 52 mil doses de vacinas contra a gripe doadas pelo Governo de Minas Gerais. Pelas redes sociais, o governador Claudio Castro agradeceu ao governador, Romeu Zema, pela doação.

O aumento do número de pacientes que não resistiram à Influenza acontece em um momento de queda nos indicadores da pandemia de Covid-19.

Enquanto em novembro a cidade do Rio registrou 147 mortes pela doença, em dezembro foram 18 notificações.